21°
Máx
17°
Min

Baixa procura de gestantes por vacina preocupa Saúde

Falta menos de uma semana para terminar a campanha de vacinação contra o vírus H1N1. Apesar do bom resultado no geral, entre os grupos prioritários, as gestantes são as que menos foram imunizadas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

“Esse vírus na gestante é muito mais grave do que muitas vezes numa outra pessoa que seja doente ou em um idoso, a gestante é de risco muito grande”, garante a gerente do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Ursula Kemmelmeier. A baixa procura vem preocupando as autoridades porque, com menos de uma semana para o fim do prazo, apenas 45% das grávidas da região procuraram pela vacina.

No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, não há registro de grávidas com suspeita da gripe. Porém, é preciso estar atento, porque os casos de H1N1 confirmados em Ponta Grossa subiram de 13 para 20, e a campanha de vacinação não será prorrogada. “As doses de vacina já foram recebidas, nós não receberemos mais doses, e se as pessoas não se apressarem, se estiverem contando que vai ter uma prorrogação, pode ser que fique sem a dose anual”, esclarece Ursula.

Colaboração Rafaela Schuinka, da Rede Massa.