21°
Máx
17°
Min

Baleia jubarte é encontrada morta na praia de Matinhos

Uma baleia jubarte foi encontrada morta na praia de Matinhos, no litoral do Paraná, na noite desta quarta-feira (3). Nesta quinta, pesquisadores da UFPR passaram o dia inteiro tirando amostras biológicas do animal, que mede nove metros e pesa cerca de 500kg.

De acordo com Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar da UFPR, o animal deve ter cerca de dois anos, no máximo, e já estava em avançado estado de decomposição. “Essas baleias costumam migrar para a Antártica, para se alimentar, e depois voltam no inverno, procurando por águas mais quentes”, explicou.

Segundo ela, neste ano e em 2015, houve um número maior de baleias encalhadas nas costas brasileiras. “Há um esforço internacional para a conservação da espécie. Mas algumas atividades ainda impactam esses animais.”

A pesquisadora afirmou que os dados biológicos do animal vão ser analisados, para tentar determinar a causa da morte. “Essas analises demoram alguns meses, mas vão possibilitar que a gente identifique a causa e possa buscar soluções.”

Ela contou que não é a primeira baleia que é encontrada morta na costa paranaense. “Dois meses atrás, encontramos um filhote de jubarte morto. Temos uma equipe que está monitorando o litoral do Paraná de 2007”, contou.

Colaboração: Eduardo Scola/Rede Massa