22°
Máx
14°
Min

Pico Paraná terá base de apoio a visitantes

Pico Paraná terá base de apoio a visitantes

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai instalar uma base de controle e monitoramento de visitantes no Parque Estadual Pico Paraná, entre o litoral do estado e a Região Metropolitana de Curitiba. O posto também servirá de apoio para quem estiver visitando a unidade de conservação.

O município de Campina Grande do Sul cedeu uma faixa de três quilômetros para o IAP construir a base de apoio e deixar um corredor de acesso livre para a entrada do parque.

No ano passado, a prefeitura de Campina Grande do Sul desapropriou áreas particulares que davam acesso ao parque. Com isto, visitantes e montanhistas precisavam necessariamente passar por áreas particulares para chegar até a unidade de conservação. Estes proprietários cobravam pelo acesso.

O Pico Paraná, que fica dentro do parque de mesmo nome, é o ponto mais alto do Sul do Brasil, com 1.877 metros acima do nível do mar. A unidade de conservação está dentro da Serra Ibitiraquiri. O parque atrai montanhistas e visitantes de várias regiões, que apreciam do tipo do Pico Paraná todo o conjunto de serras da região e as baías de Paranaguá e Antonina.

Colaboração Secretaria de Estado do Meio Ambiente