22°
Máx
17°
Min

Batalhão implanta Patrulha Rural na área de Francisco Beltrão

(Foto: Divulgação / PM) - Batalhão implanta Patrulha Rural na área de Francisco Beltrão
(Foto: Divulgação / PM)

A partir deste mês, o 21º Batalhão de Polícia Militar passou a ter uma equipe exclusiva para o patrulhamento da área rural. O objetivo é prevenir delitos como roubos de gado, furtos a residências, apoiar órgãos públicos em caso de abate de animais doentes e prender criminosos que busquem utilizar as estradas rurais para a prática de diferentes crimes.

Em um primeiro momento, a equipe da Patrulha Rural irá atuar nos municípios de abrangência da 1ª Companhia da PM (Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença, Flor da Serra, Manfrinópolis e Enéas Marques), mas futuramente, com a formatura dos novos soldados em dezembro, a ideia é expandir o serviço para as demais cidades do 21º BPM.

“A equipe vai suprir uma carência que havia na área de segurança pública na nossa região e dar um atendimento policial mais eficiente à população que vive nas zonas rurais”, explicou o comandante da 1ª Cia, 1º tenente Pedro Marcelo Pereira. “Os moradores que tiverem suspeitas podem entrar em contato por meio do número 190, que a central irá repassar as ocorrências”, finalizou o Tenente Marcelo.

Segundo o médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Fabio Monteiro Gonçalves, “este tipo de serviço é excelente porque controla o trânsito de animais que precisam de documentação específica, por exemplo, e, em caso de desconfiança, sempre contatamos a polícia, agora com esta equipe vai facilitar ainda mais".

Para o agricultor Juraci Xavier, da Linha Liston, zona rural de Francisco Beltrão, a ideia é bem-vinda mesmo para comunidades mais tranquilas como a dele. “De vez em quando aparecem motociclistas que utilizam as estradas rurais para fazer manobras perigosas, isto causa desconfiança, pois ficam observando quem está em casa, por exemplo, agora podemos denunciar estes casos”, disse o agricultor.

Além do patrulhamento ostensivo, a equipe visita os moradores para conversar sobre como prevenir delitos e aumentar a segurança das propriedades rurais. “Já recebemos algumas denúncias e isso irá facilitar as nossas ações, pois o agricultor conhece quem está praticando crimes na sua vizinhança”, conclui o soldado Joecir.

Colaboração PP News FB.