28°
Máx
17°
Min

Bombeiros combatem fogo e alertam para prejuízos ambientais

Incêndio de grandes proporções atinge Morro Araçatuba

Um incêndio de grandes proporções mobilizou os bombeiros no domingo (17) no Morro Araçatuba, em Tijucas do Sul. As informações do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), são de que o incêndio causou danos irreparáveis no ponto de vista ambiental.

Os bombeiros realizaram sobrevoo e deslocou equipes para o combate ao incêndio, que contou com apoio também de equipes da Fepam (Federação Paranaense de Montanhismo). Os trabalhos foram executados até às 21 horas, sendo encerrados por conta dos riscos noturnos em terreno montanhoso. Na segunda-feira (18), novo sobrevoo foi efetuado para avaliação da área e verificação e novos focos, mas foi constatado que o fogo foi instinto.

Ainda conforme o Gost, o local onde ocorreu o incêndio é uma Área de Preservação Ambiental (APA), e possui ecossistema sensível ao fogo. “Além dos danos ao aspecto recreativo, também é de ser considerado o dano ao aspecto protetor da floresta, uma vez que, ao ficar exposto às intempéries por conta da desconstituição da camada protetora de floresta, o solo sofrerá os efeitos da erosão e de possíveis deslizamentos até a regeneração da floresta, que nesse tipo de ecossistema, levará um longo período de tempo”.

A causa do incêndio está sendo investigada.

Colaboração Grupo de Operações de Socorro Tático