22°
Máx
16°
Min

Bombeiros reforçam prevenção e promovem orientação para banhistas no Litoral

(Foto: Divulgação/Bombeiros Litoral) - Bombeiros reforçam prevenção no fim de semana no Litoral
(Foto: Divulgação/Bombeiros Litoral)

A partir deste mês, o Corpo de Bombeiros, através do 8º Grupamento, do Litoral, vai intensificar os serviços de prevenção e salvamento aquático. Neste fim de semana (3 e 4), entre 8h30 e 19h30, estarão em funcionamento três postos de atendimento. Em Pontal do Paraná, no Final da Rua São Luiz, balneário de Ipanema; em Matinhos, em frente a Sorveteria D'Vicz na Avenida Atlântica, balneário de Caiobá e em Guaratuba, na Avenida Atlântica, nas proximidades do número 300, no Centro.

Os bombeiros orientam os banhistas a procurarem as áreas protegidas por Bombeiros Guarda-Vidas, entrando na água no local delimitado entre as bandeiras “vermelho sobre amarelo” e seguindo sempre as orientações dos bombeiros presentes. Aproveite a oportunidade para perguntar sobre as áreas mais seguras e adequadas para o banho, as dicas de segurança adicionais para aquele local e tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço e sinalização.

Nos casos de visitas as regiões de entreposto - distantes dos postos ativos - é importante tomar muito cuidado, mesmo para os que sabem nadar. O mar esconde muitos perigos, como lagamares (buracos) e correntes de retorno (puxadas ou repuxos) que podem surpreender e colocar as pessoas em situação de grande perigo. Atenção redobrada ainda às crianças, idosos e pessoas que necessitam de cuidados especiais: quando na água, mantenha-os ao alcance de um braço! Ainda, não poderíamos finalizar, antes de lembrar: Se beber, não entre na água.

Colaboração Assessoria de Comunicação do 8º Grupamento de Bombeiros