26°
Máx
19°
Min

BR-277 poderá ter área de escape

(Foto: Divulgação) - BR-277 poderá ter área de escape
(Foto: Divulgação)

A concessionária Ecovia, que administra a BR-277 que liga Curitiba ao litoral do Estado, vai entregar em agosto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR) um projeto para implantação de uma área de escape no trecho de Serra do Mar.

A proposta está em execução e compreende “projeto funcional de viabilidade”. A Ecovia comentou ainda que o projeto foi elaborado “previamente por iniciativa da concessionária”, mas o DER-PR contesta a informação. Por meio de sua assessoria de imprensa, o órgão informou que solicita o projeto à empresa desde 2007.

De acordo com o DER-PR, em 2009 a Ecovia entregou projetos bastante semelhantes aos executados em outras rodovias administradas pelo grupo, que não foram aceitos. Em 2015 foram apontados três pontos onde seria possível a construção das áreas de escape, nos Kms 39, 37 e 36+800, e o órgão solicitou então estudo mais aprofundado dos pontos.

A assessoria do DER-PR explicou ainda que a definição dos pontos depende da geometria da rodovia, que pode influenciar no aumento do risco de acidentes, se combinado, por exemplo, com excesso de velocidade e outras irregularidades.

Recursos

Além do projeto, a proposta depende ainda de viabilidade financeira para sair do papel. A obra não está prevista no contrato com a concessionária e será necessário ainda um estudo sobre os custos, que não impacte na tarifa de pedágio paga pelos usuários.