21°
Máx
17°
Min

BR-376 totalmente interditada após tombamento de caminhão

Caminhão tombou no início da descida da serra (Foto: Divulgação/PRF) - BR-376 totalmente interditada após tombamento de caminhão
Caminhão tombou no início da descida da serra (Foto: Divulgação/PRF)

O tombamento de um caminhão carregado com acetato de etila, produto altamente inflamável, motivou a interdição total das duas pistas da BR-376, na altura dos quilômetros 662, no sentido Sul e 671, no sentido Norte (Curitiba).

De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária que administra o pedágio no trecho, não há previsão de liberação. Os condutores estão sendo orientados a não pegar a estrada, ou a procurar vias alternativas. “Todos estão sendo avisados nos pedágios de Garuva e São José dos Pinhais”, disse a assessora.

Ela contou que o condutor do caminhão saiu de Paulínia, no interior de São Paulo com destino a cidade gaúcha de Campo Bom. O tombamento do veículo aconteceu no quilômetro 667 do sentido Sul, no início da descida da serra. O condutor não se feriu.

A assessoria ainda explicou que não há informação até o momento da quantidade de produto que era transportada, nem se o vazamento atingiu alguma área de manancial, no entanto, uma equipe do Corpo de Bombeiros avaliou o local e alertou quanto ao alto risco de explosão. “Uma equipe especializada na remoção do produto, bem como do caminhão já foi acionada, porém, este é um processo lento e precisa ser feito com cuidado para evitar explosões”, destaca. “Mais uma vez, voltamos a pedir que as pessoas evitem se deslocar pela via”.

Produto

O Acetato de Etila é um solvente resultante da mistura de ácido acético e etanol.

Atualização - 11h54

As pistas seguem interditadas, sem previsão de liberação. Na BR-101, em Santa Catarina, a PRF fez uma interdição para evitar que mais veículos cheguem até a fila que já está formada no local do acidente. No  pedágio em São José dos Pinhais, na BR-376, as cancelas estão abertas para quem quiser efetuar a manobra de retorno, sair da fila e voltar para Curitiba.

Cancela da BR-376 em SJP está aberta para quem quiser retornar (Foto: Divulgação/PRF)

A PRF também faz, neste momento, escolta, pela contramão, de um caminhão da empresa que fará o transbordo da carga do caminhão tombado.