22°
Máx
16°
Min

Busólogos de todo Brasil se reúnem no sábado em Londrina

(foto: Divulgação) - Busólogos de todo Brasil  se reúnem no sábado em Londrina
(foto: Divulgação)

O Museu de Arte de Londrina recebe no próximo sábado (23), a partir das 8h, o 2º Encontro Nacional dos Busólogos (ENBUS Londrina 2016) - O Nosso Olhar, que irá reunir participantes de várias regiões do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia, Paraná, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A classificação é livre e a entrada é franca. 

O termo busologia é utilizado para designar a atividade do estudo do ônibus/autocarros e assuntos relacionados a esse tipo de veículo e geralmente é praticada como hobby. Neste contexto, segundo Andréa Ribeiro Perrud, uma das organizadora do evento, o objetivo do encontro é aproximar as pessoas sobre o assunto e, ao mesmo tempo, mostrar a importância do Museu de Arte de Londrina, hoje patrimônio cultural do estado do Paraná.

"O projeto também contribui com a preservação da memória coletiva e com o resgaste histórico do espaço do Museu, que já foi uma rodoviária", disse. O encontro não tem fins lucrativos e trará uma exposição de ônibus antigos e novos. Também haverá sorteio de brindes aos participantes, munícipes e visitantes e será montado um espaço de recreação para o público infantil.

O 2º ENBUS Londrina 2016 irá reunir mesas redondas os convidados Luiz Antonio Pigozzo, instrutor de Direção Extra Econômica e Mecânica, da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (FABET); Antônio C. Kaio Castro, presidente do Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro e organizador da VVR (Viver, Ver, Rever) e o fotógrafo Wilson Grandi.

(com informações do Núcleo de Comunicação)