20°
Máx
14°
Min

Cadastro biométrico começa na quarta-feira

(Foto: TRE-SP) - Cadastro biométrico começa na quarta-feira
(Foto: TRE-SP)

Começa na quarta-feira o cadastro biométrico dos eleitores de Cianorte, no noroeste do Paraná. Juízes e funcionários do Fórum Eleitoral foram à Prefeitura pedir ajuda na coleta dos dados, fornecimento de funcionários temporários, tendas e apoio na divulgação. O pedido chegou por meio de uma carta oficial do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen.

Houve a solicitação de estagiários de todos os municípios da comarca – Cianorte, Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná e São Tomé – para o cadastro das impressões digitais dos eleitores. O prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, já informou que o município vai atender os pedidos da Justiça Eleitoral. “Nos mobilizaremos para atender a solicitação do Tribunal o quanto antes para assim garantir toda a estrutura necessária para o bom andamento dessa ação”, declarou.

O juiz eleitoral Ivo Faccienda destacou a importância do cadastro biométrico para o bom andamento das eleições.

“A principal vantagem desde o cadastramento da digital é a segurança nas eleições, tanto para o eleitor quanto para os candidatos. O reconhecimento tecnológico nas urnas irá contribuir para inibir fraudes”, ressaltou.

O cadastro voluntário dos eleitores começa nesta quarta-feira e vai até o dia 4 de maio. Haverá uma interrupção para o pleito municipal e depois a volta em novembro, desta vez com o cadastro obrigatório dos eleitores restantes.