27°
Máx
13°
Min

Cai número de devedores no comércio de Londrina

(Foto: Pixabay) - Cai número de devedores no comércio de Londrina
(Foto: Pixabay)

Pelo segundo mês seguido, o comércio de Londrina registrou queda no número de consumidores incluídos no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). O volume foi 9,73% menor que o registrado em fevereiro do ano passado.

Também é positivo o indicador de pessoas que conseguiram retirar os nomes da restrição ao crédito. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), houve aumento de 16,71% no número de consumidores que “limparam o nome”.

Se os números parecem favoráveis, podem na verdade esconder a queda no consumo das famílias diante da crise econômica. “Menor consumo significa uma menor base de consumidores com possibilidade de tornarem-se inadimplentes”, analisa o consultor econômico da Acil, Marcos Rambalducci.

Para o especialista, é revelador o número de consumidores preocupados em reaver a condição de bom pagador, mostrando preocupação em não permanecer com dívidas em um momento de instabilidade econômica. “De qualquer forma e a despeito do nível de confiança do consumidor em relação à economia ainda ser negativo, o fato de ter um número maior de consumidores com potencial de compra a crédito é um sinalizador auspicioso para todo o setor varejista”, afirma Rambalducci.

 (com informações da Associação Comercial e Industrial de Londrina)