21°
Máx
17°
Min

Câmara aprova projeto que garante mais transparência no Executivo

(Foto: Divulgação / José Aldinan) - Câmara aprova projeto que garante mais transparência no Executivo
(Foto: Divulgação / José Aldinan)

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta quarta-feira (26) da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, em segunda discussão, o projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que cobra mais transparência por parte da Prefeitura. A intenção é garantir maior transparência nas ações do poder Executivo local a partir das próximas eleições municipais.

De acordo com o projeto, o prefeito, eleito ou reeleito, será obrigado a apresentar um “Programa de Metas” para sua gestão em até 90 dias após a sua posse. Neste documento deverão conter as prioridades, as ações estratégicas, os indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da administração municipal, observando, no mínimo, as diretrizes e os objetivos de sua campanha eleitoral, em conformidade com as normas do Plano Diretor.

Para o responsável pelo projeto, o vereador Valtão, a aprovação significa um grande avanço para o município. “Nossa intenção é oferecer, tanto aos colegas vereadores, quanto aos próprios cidadãos, ferramentas para uma efetiva cobrança no que foi prometido durante o processo eleitoral, evitando possíveis estelionatos eleitoreiros”, afirma. O “Programa de Metas” será publicado no Diário Oficial do Município, sendo necessária também a divulgação semestralmente dos indicadores de desempenho no decorrer dos anos de mandato. 

“Neste momento em que o país está vivendo, buscando mais clareza e moralidade na política, um projeto como esse demonstra que a Câmara está saindo na frente e contribuindo para esse processo”, completa Valtão.