22°
Máx
14°
Min

Câmara Municipal aprova projeto para multar autores de trotes

(Foto: Divulgação/Câmara de Cruzeiro do Oeste) - Câmara Municipal aprova projeto para multar autores de trotes
(Foto: Divulgação/Câmara de Cruzeiro do Oeste)

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Cruzeiro do Oeste (a 66 quilômetros de Cianorte) aprovou o projeto de lei que determina multa a quem passar trotes nas polícias Militar e Civil e também no Samu, Siate e Defesa Civil. Além da autuação de pouco mais de R$ 300, o autor será processado judicialmente.

O autor do projeto é o vereador Percival Pretti (PTB) após as reclamações recebidas dos serviços de segurança e saúde. O comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, major Carmelito dos Santos, destacou que os trotes atrapalham o atendimento de ocorrências.

“Já aconteceram fatos em que a viatura teve que se deslocar para um atendimento e deixou de atender outra chamada. Já fizemos várias ações junto à comunidade escolar, entidades e outros segmentos para deixar bem claro que esse tipo de serviço realmente é só para urgência. Agora, com mais esta medida tomada pela Câmara, queremos acabar definitivamente com o trote”, declarou.

O Legislativo fez um alerta aos pais que orientem os filhos sobre os problemas causados pelos trotes, já que a maior parte das ligações é feita por crianças e adolescentes.

A nova lei aprovada pelos vereadores também determina que as operadoras forneçam informações relativas às ligações sob punição de multa.