23°
Máx
12°
Min

Cambé confirma primeiro caso de zika vírus

(foto: Divulgação) - Cambé confirma primeiro caso de zika vírus
(foto: Divulgação)

A secretaria municipal de Saúde de Cambé confirmou o primeiro caso de zika vírus na cidade. Uma mulher de 46 anos que trabalha em Londrina foi diagnosticada com a doença em exame confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

“Tive de ficar 12 dias afastada do trabalho, me senti debilitada demais, foi uma situação complicada. Eu cuido muito do meu quintal, procuro conversar com meus alunos na catequese sobre os perigos do Aedes aegypti, mas encontramos acúmulo de lixo em locais onde não deveria ter lixo. As pessoas não aprendem”, critica a paciente.

Ela passa bem e já voltou ao trabalho. 

Nem a secretária de saúde do município, Maria de Brito Lô Sarzi, escapou da ação do mosquito. Ela contraiu dengue três vezes. “Precisamos que as pessoas cuidem de seu espaço, de suas casas, cuidem de si. Enquanto jogarem lixo ou acumularem possíveis focos de dengue, essa doença não vai parar de nos prejudicar. É preciso ficar alerta sempre”.

Na próxima segunda-feira (21), a secretaria preparou uma palestra para orientar grávidas que estão preocupadas com a circulação do zika vírus. O infectologista Wilson Costa tira dúvidas no evento marcado para as 9h na praça CEU.

Cambé tem 167 casos confirmados e 1.148 notificações de dengue.

(com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Cambé)