22°
Máx
16°
Min

Cambé lança campanha contra violência sexual a crianças e adolescentes

(foto: Reprodução) - Cambé lança campanha contra violência sexual a crianças e adolescentes
(foto: Reprodução)

A Prefeitura de Cambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social lança nesta quarta-feira (18) a “Campanha Eu Protejo a Criança e o Adolescente da Violência Sexual”, a partir das 13h30, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Rua Caçadores, 50, Jardim São Francisco).

O evento, simultâneo ao Dia Nacional Contra a Exploração e o Abuso Sexual, foi organizado com o intuito de chamar a atenção da população, como um todo, sobre esses abusos que acontecem em diferentes classes sociais em todo o mundo.

Será apresentado aos presentes o papel de cada técnico do Centro de Referência Especializado em Assistência Social-CREAS de Cambé, além da Campanha “4 Passos –Como Proteger as Crianças e Adolescentes” e também será ensinado a comunidade como preencher a Ficha de Identificação de Violência, hoje disponível em todas Instituições Educacionais do município.

CREAS

Criado em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social-CREAS Violação atende famílias que tiveram seus direitos violados em decorrência de violências, como abuso e/ou exploração sexual. Segundo a Coordenadoria do CREAS, desde o início dos atendimentos foram registrados dois mil casos de violência, dos quais 311 casos são de violência sexual.

O número de denúncias vem crescendo por conta da conscientização crescente das pessoas e também pela divulgação dos serviços da rede de proteção à criança e ao adolescente, o que faz com que a comunidade entenda que os atendimentos e trabalhos realizados pelo CREAS não é exclusivo ao cidadão de baixa renda, mas um serviço especializado para todo aquele que dele necessitar.

Mas ainda existe a percepção por parte dos profissionais que muito dos casos de abuso e exploração sexual não chegam a ser notificados, registrados e denunciados, com isso, ações como a Campanha “Eu Protejo a Criança e o Adolescente da Violência Sexual” se torna essencial para a propagação do trabalho de toda a Secretaria Municipal de Assistência Social.

(com informações da prefeitura de Cambé)