23°
Máx
12°
Min

Câmeras na Costa e Silva vão ajustar tempo dos semáforos para ônibus do transporte coletivo

Assessoria. - Câmeras na Costa e Silva vão ajustar tempo dos semáforos para ônibus
Assessoria.

Quem trafega pelos principais cruzamentos da Avenida Costa e Silva de Foz do Iguaçu já deve ter percebido um cenário diferente. São as câmeras de vídeo detecção que estão sendo instaladas pelo SIM/Foz – Sistema Integrado de Mobilidade de Foz do Iguaçu – que com o Foztrans irá monitorar o transporte coletivo da cidade.

A intenção é flagrar o tempo de chegada dos ônibus nos pontos desses cruzamentos, controlando o momento exato da vinda do ônibus para melhorar o tráfego de todo sistema urbano e o fluxo dos semáforos.

Ao contrário do que muita gente especulava, as câmeras não visam multar os motoristas.

As câmeras são de fibra ótica, o que proporciona maior confiabilidade e alta definição de imagens em movimento, facilidade e rapidez na recuperação de imagens, assim como o acesso as informações em tempo real e à distância.

A princípio, as câmeras devem funcionar em caráter experimental na avenida Costa e Silva. Os equipamentos foram instalados 50 metros de distância dos cruzamentos com os semáforos, justamente pelo objetivo de identificar o momento da passagem dos veículos do transporte urbano pelos trechos, podendo agilizar o fechamento e abertura de sinais de trânsito.

 O objetivo é ajustar o tempo dos semáforos, reduzindo o tempo de viagem dos ônibus. Até agora, foram instaladas 17 câmeras de vídeo detecção na cidade, mas serão 128 no total. Depois de prontas, serão controladas por uma central de monitoramento que já está sendo implementada em uma sala especializada no Foztrans.

Cruzamentos com câmeras:

  • Avenida Costa e Silva com Rua Bogotá – 3 câmeras
  • Avenida Costa e Silva com Rua Dobrandino – 4 câmeras
  • Avenida Costa e Silva com Rua Vicente Ferreira – 4 câmeras
  • Avenida Costa e Silva com Rua Mato Grosso – 3 câmeras
  • Avenida Costa e Silva com Avenida Paraná – 3 câmeras

Colaboração: Vinícius Machado/Rede Massa e Assessoria.