24°
Máx
17°
Min

Caminhão cruza o Paraná com balsa para travessia entre Bandeirantes e Itambaracá

(foto: SEIL/Divulgação) - Caminhão cruza o Paraná com balsa para travessia entre Bandeirantes e Itambaracá
(foto: SEIL/Divulgação)

A balsa que fará a travessia emergencial sobre o Rio das Cinzas, na PR-436, entre Bandeirantes e Itambaracá, no Norte do Estado, deverá começar a operar em 15 dias. A ponte sobre o Rio das Cinzas foi levada após as fortes chuvas de janeiro.

Parte da balsa saiu de Guaratuba na quinta-feira (25) e deverá chegar em Bandeirantes neste fim de semana. Devido ao tamanho da embarcação – 23 metros de largura e sete metros de altura, o transporte será feito em três etapas.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) fez a locação da balsa Araguaia para atender cerca de 40 mil moradores da região e ajudar no escoamento de produtos. A embarcação tem capacidade de transporte de 12 veículos leves ou dois caminhões trucados, além de 30 passageiros. Os veículos e pedestres serão isentos de tarifas.

A previsão é que a embarcação faça a travessia emergencial durante 135 dias, até que a nova ponte sobre o Rio das Cinzas seja concluída. O investimento pelo uso da balsa será de cerca de R$ 500 mil.

Ponte

O DER-PR está concluindo o projeto para uma nova ponte sobre o Rio da Cinzas. O investimento na construção da nova ponte é estimado em R$ 20 milhões, com contratação em caráter emergencial. A nova ponte terá mais cinco metros de altura para evitar transtornos caso ocorram novas enchentes.

(com informações da Secretaria de Infraestrutura e Logísitica do Paraná)