21°
Máx
17°
Min

Campanha em Ibiporã incentiva realização do exame de próstata

Em comemoração ao “Agosto Azul”, o mês da Saúde do Homem, a Secretaria de Saúde de Ibiporã, por meio da Divisão de Programas de Saúde, promove uma série de ações para incentivar a prevenção e a promoção da saúde do público masculino.

Todas as Unidades Básicas Saúde (UBSs) estão ofertando testes rápidos gratuitos para as hepatites B e C, sífilis e HIV. Para realizar o exame basta agendar horário na UBS mais próxima da residência. Pais ou responsáveis que estão levando adolescentes e jovens para serem vacinados contra a dengue também estão sendo abordados pelos profissionais de saúde e conscientizados sobre a importância de realizar exames preventivos, tais como de próstata, colesterol, triglicérides, diabetes, além de orientações sobre aferição da pressão arterial, regularização da carteira de vacinação e adoção de hábitos saudáveis.

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, quase um terço (31%) dos homens brasileiros não tem o hábito de ir aos serviços de saúde para acompanhar seu estado de saúde e buscar auxílio na prevenção de doenças e na qualidade de vida. Barreiras socioculturais interferem na prevenção à saúde. Em muitos casos, os homens pensam que não ficam doentes ou têm medo de descobrir doença, além de sentirem que esse cuidado pode interferir na sua imagem de cuidado com a família.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (2013) apontam ainda que pelo menos 75% dos trabalhadores brasileiros não costumam praticar atividades físicas com frequência. Outro dado preocupante diz respeito às condições crônicas. Pelo menos 50% dos trabalhadores apresentam sobrepeso ou obesidade, 30% consomem bebidas alcoólicas e 15% se declaram fumantes.

No Paraná, os homens têm vivido em média sete anos menos que as mulheres. O motivo é a maior incidência de doenças cardiovasculares, somado ao alto índice de mortalidade masculina relacionada a acidentes de trânsito e violência interpessoal.

(com assessoria de imprensa)