22°
Máx
17°
Min

Campanha espera recolher 10 toneladas de lixo eletrônico

(Foto: Divulgação) - Campanha espera recolher 10 toneladas de lixo eletrônico
(Foto: Divulgação)

Começou nesta terça-feira (7), a campanha de arrecadação de lixo eletrônico, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Suc Ambiental. Quem tiver algum aparelho sem uso em casa que seja plugado na tomada como televisores, rádios, monitores de computador, impressoras, telefones, teclados, DVDs, celulares, carregadores, fios e cabos, eletroportáteis, eletrodomésticos, entre outros, pode levar até uns dos pontos de descarte. O primeiro fica na Praça 9 de Dezembro, o segundo na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no Parque das Araucárias e o terceiro na SUC Ambiental no bairro Vila Bela.

Segundo a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Maristela Ferreira, a campanha ajuda a conscientizar a população sobre o descarte correto desse tipo de resíduo. “O objetivo é fazer com que as pessoas não descartem em locais inadequados. Os plug-ins, por exemplo, são tóxicos e representam risco para a saúde, além de contaminar o solo, se forem jogados em qualquer lugar”, explica a bióloga.

Após a coleta todo material será encaminhado para a SUC Ambiental, empresa responsável por fazer o trabalho de separação e venda. Para a diretora do Sescap e vice-prefeita do município, Eva Scharan a preocupação ambiental é o principal foco da campanha. “A campanha evita que esses eletrônicos sejam jogados nas beiradas de rios, poluindo o meio ambiente”, finaliza a vice-prefeita.

O guarapuavano Airton João Pentedo aproveitou o início da campanha para levar o televisor que não utilizava mais. “Faz um ano que eu estou com a televisão em casa e não tinha o que fazer. Agora eu posso dar o descarte correto. Vou aproveitar e trazer o televisor do meu irmão que também está estragado”, comentou. A campanha segue até sexta-feira (10) das 9 às 17 horas, e tem como meta arrecadar 10 toneladas de lixo eletrônico.

Colaboração Assessoria de Imprensa.