26°
Máx
19°
Min

Campanha Novembro Azul realiza 2074 exames em um mês

(Foto: Divulgação) - Campanha Novembro Azul realiza 2074 exames em um mês
(Foto: Divulgação)

Durante todo o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ponta Grossa intensificou as atividades voltadas para a saúde do homem, em virtude da campanha Novembro Azul. Foram realizadas ações em Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas também em empresas fora do setor público.

Todos os exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) coletados são enviados para o Laboratório Municipal. No ano de 2016, foram feitos uma média de 700 exames por mês, mas em novembro este número saltou para 2074, quase mil exames a mais que no mesmo período do ano passado.

“Os números são bons e incentivadores, mas é preciso mais que isso. Os homens devem ter a consciência que a saúde é para vida inteira, ela não se restringe a uma campanha. Devemos sempre estar em dia com a nossa saúde”, comenta o coordenador da Atenção Primária, Robson Xavier.

As 50 UBS do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, fechando apenas no horário de almoço, das 12h às 13h. “Todas as pessoas podem procurar sua unidade de referência, a que fica mais próxima da residência, e agendar seus exames. Tendo o diagnóstico precocemente, evita-se o agravamento da doença”, destaca Robson Xavier. 

Colaboração Assessoria de Imprensa.