28°
Máx
17°
Min

Campo Largo abre inscrições para Guarda Mirim 2016

O intuito do projeto é o de disseminar a boa conduta e a ascensão profissional de adolescentes (Foto: Prefeitura de Campo Largo) - Campo Largo abre inscrições para Guarda Mirim 2016
O intuito do projeto é o de disseminar a boa conduta e a ascensão profissional de adolescentes (Foto: Prefeitura de Campo Largo)

Estão abertas desde a última segunda-feira (15), as inscrições para o projeto Guarda Mirim em Campo Largo. Neste ano, são 40 o número de vagas disponíveis para adolescentes com idade entre 14 a 16 anos, independente do gênero, raça, cor ou classe social. As inscrições podem ser realizadas até o dia 04 de março.

 “Nosso intuito é o de disseminar a boa conduta e a ascensão profissional desses adolescentes, com foco no aprendizado da cidadania, oferecendo oportunidades a esses jovens com respaldo e apoio da Prefeitura do município”, comenta Fabio Cezar Duarte, um dos guardas municipais responsáveis pelo projeto.

 Para participar, é necessário que o interessado esteja matriculado em alguma unidade escolar e ter autorização dos pais ou responsável legal. Após a finalização do projeto, que será concluído em novembro, os alunos receberão um certificado reconhecido pelas autoridades locais.

 Por conta do grande número de interessados, o ingresso no projeto será realizado via processo seletivo.

Atividades

Os participantes serão contemplados com aprendizado e informações em diversas áreas do mercado de trabalho (cidadania, princípios, valores) e participarão das atividades desenvolvidas nas secretarias municipais de Políticas Sobre Drogas e Justiça e Cidadania, além do Procon — através do Procon Mirim, ganhando conhecimento e experiência, além do encaminhamento à empresas locais parceiras do projeto que buscam profissionais para o primeiro emprego.

 “Muitas empresas dão valor e prioridade na hora de contratar para jovens que passaram pelo projeto. Através de uma parceira com o Provopar, temos contato com empresas que desejam colocar estes jovens no mercado de trabalho, através de estágios e contratos de menor aprendiz, dependendo da idade”, conclui Duarte.

 As atividades serão desenvolvidas em contra turno escolar, nas terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, com intervalo para um lanche proporcionado pela equipe da Guarda Municipal, que coordena todo o projeto.

 Para se inscrever, o interessado deve comparecer a sede da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, localizada no Espaço da Cidadania, munido de RG, CPF, declaração de matrícula do ano letivo de 2016, além de atestado médico alegando aptidão física para testes de esforço e a presença do pai, mãe ou responsável legal.

 O Espaço da Cidadania está localizado na Avenida Centenário, 2245, ao lado da Escola Municipal Reino da Loucinha. 

Guarda Municipal

Atualmente, a Guarda Municipal de Campo Largo possui 50 agentes de segurança. A equipe que responde pelo projeto da Guarda Mirim é composta pelos Guardas Oliveira, Duarte e Roberlei, responsáveis pelo Grupamento (GEAP), que foi criado com foco em ações preventivas à segurança escolar, bem como capacitações e palestras aos alunos da rede municipal de ensino, promovendo auxílio e segurança e aprimorando cidadania à população de Campo Largo.

Colaboração Prefeitura de Campo Largo.