21°
Máx
17°
Min

Campo Largo recebe aparelhos que auxiliam na previsão de desastres naturais

Até o final deste mês, Campo Largo, na região metropolitana, receberão três aparelhos que auxiliam na previsão de desastres naturais. Os pluviômetros serão instalados no Centro e nos bairros de Cercadinho e Rivabem pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), com coordenação da Defesa Civil do município. Além da prevenção, será possível reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

“Agora que conseguimos [os equipamentos], teremos amplas condições de obter dados estatísticos, e assim prever possíveis intempéries da natureza, permitindo medidas rápidas”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Campo Largo, Alexandre Telesse.

O pluviógrafo é um equipamento utilizado para coletar e registrar, continuamente no tempo, a intensidade das chuvas. Os registradores são dotados de um coletor que apara a precipitação e a transfere à unidade sensível. Possui um mecanismo de registro capaz de traçar a curva representativa da evolução da chuva com o tempo, sobre um diagrama apropriado conhecido como pluviograma.

Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, será necessário instalá-los em locais descobertos onde não existem obstáculos, como árvores, prédios altos, etc., que venham a interferir na quantidade de chuva captada. Os equipamentos que serão instalados irão enviar os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar.

"Os pluviômetros ampliarão o monitoramento das chuvas no município, por transmitir as informações em tempo real. Esperamos que com a ajuda deles, não soframos tanto com as chuvas decorrentes, pois os dados coletados no decorrer do tempo poderão a ajudar nas previsões. Estamos esperançosos com estas instalações”, relata o coordenador.

O equipamento funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, ininterruptamente. A instalação também irá aprimorar a previsão do tempo para o município, visto que hoje em dia, estas informações vêm de Curitiba.

Informações Prefeitura Municipal de Campo Largo