22°
Máx
14°
Min

Candidatos a prefeito de Maringá vão receber propostas para gestão do lixo

Lixo é assunto recorrente entre os candidatos (Foto: Pixabay) - Candidatos a prefeito vão receber propostas para gestão do lixo
Lixo é assunto recorrente entre os candidatos (Foto: Pixabay)

Os oito candidatos a prefeito de Maringá devem participar, no dia 21 deste mês de setembro, de um evento promovido pelo Fórum de Lixo e Cidadania e Associação de Reciclagem Popular e Solidária (Arpsol). Na data, eles vão receber uma carta com compromissos sobre o que a comunidade espera da política municipal para gestão de resíduos.

O lixo tem sido um dos assuntos mais debatidos no período eleitoral em Maringá. O índice de coleta seletiva na cidade é bastante baixo e a licitação para coleta de resíduo doméstico está atualmente suspensa pela Justiça. O debate se dá, especialmente, em torno da terceirização ou municipalização do serviço.

Em 2010, a Procuradoria do Trabalho comandou a criação do Fórum, que faz reuniões mensais sobre o tema e também estudos, como sobre a situação de trabalho dos coletores de recicláveis e a relação entre as cooperativas e o município.

O grupo tem como objetivo provocar os municípios para apresentação de suas políticas de resíduos, permitir o acesso da comunidade ao assunto e também promover o debate aberto e coletivo.

O evento será às 19h, no anfiteatro do Colégio Marista. Mais informações pelo telefone (44) 3222-8995.

Colaboração Assessoria UEM