21°
Máx
17°
Min

Cápsula do tempo será aberta durante o Almoço dos Pioneiros

Recortes e fotos de 1991 estão guardados nela (Foto: Assessoria) - Cápsula do tempo será aberta durante o Almoço dos Pioneiros
Recortes e fotos de 1991 estão guardados nela (Foto: Assessoria)

Encontrada de forma inusitada no mês de janeiro deste ano, no pátio do Paço Municipal, a cápsula do tempo da Prefeitura de Cascavel já tem dia certo para ter o seu conteúdo revelado. 

Em conjunto com a Secretaria de Cultura e com a Secretaria de Administração, o prefeito Edgar Bueno definiu pela abertura no aniversário de 65 anos do Município, dia 14 de novembro, durante a programação do tradicional Almoço dos Pioneiros.

“O almoço reúne todos os anos aqueles que começaram a nossa história e ajudaram a construir o nosso Município, então nada mais justo do que homenageá-los incluindo-os em mais um momento histórico como este, inclusive na presença dos demais ex-prefeitos que passaram pela administração da nossa cidade”, explica Edgar Bueno.

A cápsula, que há alguns anos vinha sendo procurada, foi encontrada em janeiro durante os trabalhos de retirada dos antigos mastros que ficavam em frente ao Paço. 

Trata-se de uma caixa de concreto, na qual foram armazenadas garrafas com material de divulgação do Município, fotos da época, cartões-postais e recortes de reportagens de jornais e periódicos durante o lançamento da pedra fundamental do Paço Municipal, em 6 de setembro de 1991. 

À época, o então prefeito Salazar Barreiros e o vice, Hostílio Lustosa, assinaram decreto determinando que a caixa deveria ser aberta em 2011, 20 anos depois, e o material entregue à guarda do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança.

De acordo com o secretário de Administração, Alisson Ramos da Luz, desde o ano de 2011 houve a intenção de abrir a cápsula. Contudo, como não havia a indicação precisa do local em que ela foi enterrada, optou-se por aguardar o início das obras do novo calçamento do Paço para procurá-la. 

“Durante os trabalhos em janeiro, para retirada dos mastros antigos, os servidores acabaram escavando e a encontrando, para surpresa de todos. Agora, definindo a data, seguiremos o que determina o decreto, abrindo e entregando a documentação aos cuidados do Museu”, explica o secretário, lembrando que a cápsula encontra-se guardada na prefeitura.

Almoço dos Pioneiros

Este ano o Almoço dos Pioneiros entra para a sua 23ª edição e será realizado no Tuiuti Esporte Clube. A Secretaria de Cultura já definiu a programação, que terá início às 10 horas, com a tradicional Roda de Chimarrão.

Por volta das 11 horas terão início as atrações culturais, com show do musical Lu & Vilson, animará também a tarde dos pioneiros.

Os convites para os cerca de mil pioneiros serão entregues pela Secretaria de Cultura a partir de 1º de novembro.

Colaboração: Assessoria de imprensa