24°
Máx
17°
Min

Caravana do Esporte e das Artes chega a Curitiba em agosto

Depois de passar por Recife e Vitória de Santo Antão (PE), é a vez de Curitiba receber as atividades da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes. Com patrocínio da Mondelēz Brasil, que desenvolve o Programa Ação Saudável, o evento chega a Curitiba de 9 a 11 de agosto.

Durante os três dias, uma tenda especial do Ação Saudável será montada no Portal do Futuro do Boqueirão, onde ocorrerá o evento, e oferecerá ações de saúde preventiva, como medição de peso e altura de crianças e cálculo de IMC para adultos, além de oficinas de hortas suspensas para incentivar hábitos saudáveis.

Os alunos das escolas públicas selecionadas também participarão de atividades esportivas e artísticas, promovidas pelo Instituto Esporte e Educação e pelo Instituto Mpumalanga, realizadores das Caravanas.

Enquanto as crianças aprendem e se divertem nas Caravanas, uma equipe de educadores do Instituto Esporte & Educação e do Instituto Mpumalanga ministrará uma formação com as metodologias de Esporte Educacional e Arte para Educar a professores das escolas participantes do Ação Saudável, e também oficinas para jovens da comunidade.

Durante esta capacitação, os professores irão elaborar um Plano Político Pedagógico (PPP), que será entregue ao poder público municipal no encerramento do evento, e que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido nas escolas, inserindo o esporte no contexto de uma ferramenta educacional.

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são ações de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, com apoio do UNICEF, em parceria com o Instituto Mpumalanga e com o Instituto Esporte & Educação, e contam com patrocínio da Mondelēz Brasil.

Programa Ação Saudável em Curitiba

Idealizado em 2010, pela Mondelēz International Foundation e Mondelēz Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: saúde e educação nutricional, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento das comunidades. 

Desde o início, em 2010, o programa já atendeu no Paraná 29.812 crianças, e capacitou 2.335 professores e 237 merendeiras. O programa incentiva também o plantio de hortas nas escolas, como estímulo à alimentação saudável e como apoio pedagógico; desde o início do programa já foram construídas 63 hortas em escolas de Curitiba.

O programa está em sua segunda fase no estado. No final da primeira fase, em 2012, foi possível aferir uma melhora nutricional em 26% das crianças, com redução do número de crianças que estavam acima ou abaixo do peso ideal.

Atividades Ação Saudável na Caravana dos Esportes e das Artes – Curitiba:

9 a 11 de agosto, das 8h às 11h e das 14h às 17h

- Tenda de medidas preventivas de saúde: medição de peso e altura de crianças e IMC de adultos (aberto à comunidade)

- Tenda de produção de hortas suspensas (atendimento exclusivo a escolas participantes)

Programação aberta ao público - Caravana dos Esportes e Caravana das Artes em Curitiba

8 de agosto

20h – Abertura oficial – Teatro Londrina – Memorial de Curitiba

Rua Claudino dos Santos, 79, Memorial de Curitiba

9 de agosto

20h – Sarau da Caravana – Com apresentações do violinista francês radicado no Brasil Nicolas Krassik, da cantora e compositora Renata Jambeiro, do compositor, cantor e instrumentista curitibano Leo Fressato, e do escritor e apresentador do programa Parquinho, do Canal DISNEY, Vini Campos.

Gratuito – Capacidade 500 pessoas – Tenda da Caravana das Artes: Portal do Futuro, Boqueirão - R. Pastor Antônio Pólito, 2200

10 e 11 de agosto

19h – Cinema Disney/Caravana

Gratuito – Capacidade 240 lugares – Arena Caravana: Portal do Futuro, Boqueirão - R. Pastor Antônio Pólito, 2200