24°
Máx
17°
Min

Carteiros entram em greve na próxima semana

(Fotos: Marcelo Camargo/ Agência Brasil) - Carteiros entram em greve na próxima semana
(Fotos: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Os carteiros de todo o Paraná entram em greve a partir das 22h da próxima quarta-feira (14). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Paraná (Sintcom-PR), a paralisação será em todo o Brasil. Várias assembleias foram realizadas e o indicativo foi aprovado de forma unânime.

Entre as reivindicações está o reajuste de 15% e a garantia de que o plano de saúde dos trabalhadores continuará sendo custeado pelos Correios.

Segundo o secretário jurídico do Sintcom Paraná, Edson Flávio da Silva, os carteiros não têm um aumento real desde 2012. “Nós não temos aumento real há três ou quatro anos. Pedimos R$ 300 de forma linear para cobrir o piso dos últimos 20 anos”.

Além disso, os trabalhadores querem a continuidade do vale de final de ano (cerca de R$ 800,00) e a não redução do auxílio creche das mulheres, o que segundo o secretário jurídico representaria um prejuízo de até 6.100 reais, no ano.

 A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos informou que apresentou uma proposta para a categoria de reajuste, mas que foi rejeitada. Segundo o Sintcom-PR, a oferta seria de um reajuste de 6,74%, o que não cobriria nem o aumento da inflação.

 Na próxima semana, duas reuniões estão marcadas em Brasília para que novas negociações sejam feitas.