24°
Máx
17°
Min

Casa da Memória resgata cultura do tropeirismo em exposição em São Mateus do Sul

Peças fazem parte de acervos particulares e da própria Casa da Memória (Foto: Divulgação / Prefeitura) - Casa da Memória resgata cultura do tropeirismo em exposição
Peças fazem parte de acervos particulares e da própria Casa da Memória (Foto: Divulgação / Prefeitura)

A Casa da Memória de São Mateus do Sul realizou nesta quinta-feira (11), a abertura oficial da exposição ‘Bruaca Cultural’, que traz diversas peças que fizeram parte da cultura e da história dos tropeiros que passaram pela região.

A exposição traz laços, baixeiros, capas, bruacas, cabrestos e diversos outros objetos que fizeram parte do cotidiano das tropas. São peças do acervo particular de João Miguel Morais e Marcos Alaor, de Porto União; além de peças do acervo da própria Casa da Memória. A exposição está aberta para visitar até 14 de março.

O evento é parte da programação oficial do 2º Encontro Regional de Tropeiros, que acontece em São Mateus do Sul desde o último final de semana. No domingo, uma tropeada abriu a programação do Encontro saindo do centro da cidade, levando a imagem de São Sebastião até a Paróquia de Nossa Senhora de Czestochowa, na Vila Nepomuceno.

“É uma imensa honra ter a história dos tropeiros como parte da nossa história aqui em São Mateus do Sul”, comentou o presidente da Fundação Cultural, José Carlos Janowski, durante a abertura da exposição, que também contou com a presença de representantes da prefeitura, dos Rotarys Clubes São Mateus e Xisto do Iguaçu e do Grupo Folclórico Polonês Karolinka.

Colaboração Assessoria de Imprensa.