22°
Máx
14°
Min

Casais oficializam união em casamento coletivo na Penitenciária Central do Estado

Casais oficializam união em casamento coletivo na Penitenciária Central do Estado

Na semana em que é comemorado o Dia dos Namorados, dezesseis casais oficializaram a união na tarde desta sexta-feira (10), em um casamento coletivo realizado na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo o diretor da penitenciária, Elidio Peçanha, essa é uma prática comum na unidade e a intenção é proporcionar a formalização das uniões dos detentos. "O vínculo familiar é extremamente importante neste momento de privação de liberdade, por isso, buscamos apoiar ações que ajudem a fortalecer esse vínculo", afirmou.

O diretor explicou ainda que no casamento coletivo desta sexta-feira somente os homens estão em cumprimento de pena. A iniciativa foi possível graças a uma parceria com o projeto Justiça nos Bairros, do Tribunal de Justiça do Paraná.

Todo o processo para o matrimônio foi gratuito. Participaram da cerimônia um cartorário e um pastor, que celebraram a união dos casais. As certidões de casamento também foram entregues para os novos casais, entre eles Thayse e Alisson Fernandes.

Os dois se conheceram há um ano, por meio de cartas. "Começamos a trocar cartas, depois que uma amiga em comum me contou sobre ele. Resolvi conhecê-lo em um dia de visitas e há um ano estamos namorando. Venho visitá-lo todos os finais de semana e agora resolvemos nos casar", contou ela.

Alisson tem 27 anos e já cumpriu 7 anos e 5 meses de prisão por homicídio. Segundo ele, a intenção agora é buscar uma nova vida junto da companheira. "A hora que eu sair daqui quero ter filhos com ela, fazer uma festa de casamento para a família, seguir adiante", planeja.