21°
Máx
17°
Min

Casas são entregues a 50 famílias carentes de Prudentópolis

(Foto: Carlos Gonçalves / Cohapar) - Casas são entregues a 50 famílias carentes de Prudentópolis
(Foto: Carlos Gonçalves / Cohapar)

Representantes do Governo do Paraná, governo federal e da Prefeitura de Prudentópolis entregaram nesta quinta-feira (9) as chaves da casa própria para 50 famílias carentes do município. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 1,5 milhão proveniente de um trabalho integrado dos três níveis do poder público dentro do programa Minha Casa Minha Vida Sub 50, que atende municípios com menos de 50 mil habitantes.

Com os subsídios do governo estadual, governo federal e município, as famílias contempladas, que possuem renda mensal de até R$ 1.600, puderam realizar o sonho da casa própria sem precisar arcar com nenhum custo de financiamento imobiliário. “O governador Beto Richa é um gestor que decidiu priorizar os investimentos em habitação popular em sua vida pública. Com isso, mais de 105 mil famílias carentes do Paraná estão melhorando de vida através de condições dignas de moradia”, avalia o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion.

Além da assessoria técnica da Cohapar durante as obras, o Governo do Estado também participou através da parceria da Copel e Sanepar nos serviços de instalação dos sistemas de energia, água e esgoto do residencial. A participação do município envolveu o repasse dos terrenos para a construção das casas e obras de infraestrutura complementares nos residenciais.

Para o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, as moradias são uma garantia de dignidade e cidadania para os futuros moradores. “Esse é um momento de festa e de alegria, porque estamos atendendo uma necessidade muito grande dessas famílias, que passam a residir em um local amplo, bonito e com infraestrutura sem nenhum custo”, afirma.

Apoio do legislativo

Presente durante a entrega das chaves, a deputada estadual Cristina Silvestri demonstrou satisfação com o resultado do empreendimento e reforçou o compromisso em apoiar a política habitacional paranaense. “Aprovamos na Assembleia Legislativa a criação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, que permitirá que famílias que não se enquadram nos critérios do programa Minha Casa Minha Vida também possam ser beneficiadas com novas moradias. O governador Beto Richa está de parabéns por essa iniciativa, que conta com o apoio dos deputados”, declara.

Fim do sofrimento

A dona de casa Joanice Ventura do Nascimento, de 31 anos, morava até agora com o marido e os seis filhos em uma precária casa de madeira que sequer tinha banheiro. “A gente precisava tomar banho de bacia e com o frio tava muito complicado”, conta. “Já estamos preparando toda a mudança e tá todo mundo muito feliz em ir pra casa nova. Vai ser bem mais confortável daqui pra frente”, finaliza Joanice.

Colaboração Assessoria de Imprensa.