26°
Máx
19°
Min

Castração gratuita em animais é somente para moradores de SJP

Atualmente, já foram castrados no Município mais de 4 mil animais, com uma média de 300 castrações por mês (Foto: Divulgação/PMSJP) - Castração gratuita em animais  é somente para moradores de SJP
Atualmente, já foram castrados no Município mais de 4 mil animais, com uma média de 300 castrações por mês (Foto: Divulgação/PMSJP)

A castração gratuita oferecida em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, é somente para moradores do município, alerta o secretário de Meio Ambiente, Professor Assis.  Desde o lançamento em 2013, o programa atendeu 4.287 animais. Uma média de 300 cães e gatos, mensalmente.

“Hoje, notamos nas redes sociais o pessoal divulgando que São José dos Pinhais oferece castração gratuita. Está vindo gente de outros municípios e nós não poderemos atender o pessoal de fora. Esta é uma forma que encontramos de priorizar o nosso munícipe e seus animais de estimação”

O objetivo é controlar a população de animais de estimação e com isto diminuir o número de abandonos, a incidência de zoonoses e também para que não haja transmissão de doenças aos seres humanos.  De acordo com Professor Assis, a população de cães e gatos em São José dos Pinhais é muito grande. A estimativa é de que a população canina esteja girando em torno de 100 mil.

Curso

Os residentes no município e interessados de se beneficiar do programa devem passar por um mini-curso sobre guarda responsável, onde são abordados temas como o bem estar dos animais e os cuidados que devem ser tomados no pós-cirúrgico. Feito isto, os animais passam por uma consulta onde é avaliado se estão aptos, sem doenças; e no caso das fêmeas, não estejam no cio ou em gestação. O dono também passa por uma entrevista, onde os motivos para a castração são avaliados. Preenchido os requisitos, o animal é submetido ao agendamento da cirurgia.

A castração é feita gratuitamente pelas quatro clínicas credenciadas da prefeitura e também através da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio de uma parceria entre a administração e a instituição. Além da cirurgia, é instalado em cada animal um micro-chip, com os dados do proprietário.

O programa de castração passou por algumas alterações e agora as famílias de baixa renda inseridas no cadastro único da  Secretaria de Assistência Social passam a ter prioridade para uso deste benefício. Em breve, a Secretaria de Meio Ambiente pretende também castrar animais de rua. 

Serviço Secretaria de Meio Ambiente (41) 3398-2694.

Informações Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais