24°
Máx
17°
Min

Centro Regional de Integração Social reforça combate às drogas

(Foto: Divulgação) - Centro Regional de Integração Social reforça combate às drogas
(Foto: Divulgação)

Para fortalecer as políticas públicas sobre drogas, o Governo do Estado do Paraná, por meio do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, instalou oficialmente, nesta quinta-feira (31), o Centro Regional de Integração Social em Guarapuava (CIS), durante o 1º Encontro Regional do CIS para prevenção do uso de drogas. "Em Guarapuava existem trabalhos e projetos avançados e reconhecidos nas políticas sobre drogas, por isso optamos por instalar o CIS, primeiramente, aqui nesta cidade. Com isso daremos suporte aos municípios da região que precisam de apoio para implementar e desenvolver as políticas públicas no combate às drogas", explica diretora do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Rosane Ferrante Neumann

O desenvolvimento de projetos públicos no combate às drogas teve início, de forma atuante, em Guarapuava, em 2013, quando a então secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri implantou o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas no município. "Sabemos que as drogas são um dos maiores problemas enfrentados hoje em dia por inúmeras famílias da nossa sociedade e muitas vezes as pessoas fecham os olhos para esse problema. Mas nós resolvemos encará-lo com programas e ações que pudessem trabalhar desde a prevenção até o tratamento dos dependentes", ressalta.

De acordo com Giovani Caetano Jaskulski, coordenador do Centro Regional de Integração Social de Prevenção, Atenção e Reinserção Social das Políticas sobre Drogas em Guarapuava, é fundamental que todas as instituições sociais públicas e privadas estejam unidas na conscientização e mobilização da prevenção às drogas. “O CIS é uma ferramenta que vai unir as ações de políticas públicas estaduais e municipais no combate às drogas. Por isso pedimos o apoio de todos os prefeitos da região de Guarapuava para incentivarem seus profissionais a desenvolverem ações e campanhas de prevenções, conscientização, tratamento e enfretamento ao problema das drogas”, enfatiza.

Com atuação regional, o principal objetivo do CIS será a união de forças dos vários segmentos que trabalham no combate às drogas. "Vamos nos unir porque hoje em dia não fazemos nada sozinhos. E temos muita gente das áreas da educação, saúde, assistência social, entre outros com projetos maravilhosos. Com isso vamos conseguir informar a sociedade de uma forma muito mais dinâmica e eficiente, além de trabalhar com a prevenção e conscientização", finaliza a diretora Rosane.

Colaboração Assessoria de Imprensa.