22°
Máx
17°
Min

Cescage realizará pesquisa inédita para avaliar comportamento dos animais

(Foto: Divulgação) - Cescage realiza pesquisa para avaliar comportamento dos animais
(Foto: Divulgação)

O curso de Medicina Veterinária do Cescage vai realizar uma pesquisa inédita para avaliar a qualidade de vida de animais de companhia em Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. Os questionamentos serão feitos nesta sexta-feira (16), das 9h até às 12h e no sábado (17), durante todo o dia na Fazenda Escola do Cescage (BR-376, Km 503, Parque Industrial).

A coleta de dados comportamentais será através de entrevistas com os tutores e questionários. A escala é baseada na Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQL), com adaptações envolvendo comportamentos de cães e gatos.

A pesquisa inédita avaliará se os animais de estimação têm depressão ou apresentam algum distúrbio psiquiátrico (ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, agressividade, entre outros), além de descobrir a personalidade do bicho.

Seleção de voluntários para o projeto Mascotes da Alegria

Além da pesquisa inédita para avaliar a qualidade de vida de animais, o curso de Medicina Veterinária do Cescage estará nestes mesmos dias e horários selecionando na Fazenda Escola, animais terapeutas para o projeto Mascotes da Alegria. Os animais escolhidos serão avaliados com base nos critérios sanitários e psicológicos estabelecidos pela Medicina Veterinária responsável.

Os animais terapeutas devem ter comportamento social, devem ser equilibrados, não podem apresentar medos e fobias, além de não serem possessivos com relação a brinquedos. Todos os animais devem apresentar comportamento previsível e ser testado com relação ao comportamento frente a obstáculos que vai enfrentar tais como: quando o pelo é puxado, reação com crianças e bebês, com bengalas, cadeiras de rodas, entre outros contatos que poderão ter com as pessoas atendidas pelo projeto.

Todos os bichos irão participar de sessões de Educação Assistida por Animais (EAA) e Terapia Assistida por animais (TAA). Todos da comunidade estão convidados a participar com seus animais. Para mais informações e agendamento de avaliação entre em contato pelo telefone (42) 9109-3722.

Colaboração Assessoria de Imprensa.