27°
Máx
13°
Min

Chegada do outono demanda cuidados contra a gripe

(Foto: AEN) - Chegada do outono demanda cuidados contra a gripe
(Foto: AEN)

A queda das temperaturas durante o outono pede um maior cuidado na prevenção da gripe. É fundamental adotar uma rotina de controle para se precaver e também para evitar a transmissão da doença. Se a gripe não for tratada corretamente, pode evoluir para quadros mais graves e até mesmo levar à morte.

Segundo a chefe do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde, Julia Cordellini, para evitar a gripe, é preciso lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, e ao chegar da rua. Além disso, o doente deve cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável quando for tossir ou espirrar. 

Objetos e superfícies de uso frequente e comum entre várias pessoas devem ser limpos frequentemente com álcool. Os doentes não devem compartilhar objetos de uso pessoal. 

A prevenção também pode ser feita com a vacina. A campanha nacional de vacinação está programada para o dia 30 de abril, mas a Secretaria de Estado da Saúde tenta a antecipação. 

Sintomas

Quem apresentar febre a partir de 38ºC, tosse e dor de garganta deve procurar atendimento médico. Não é aconselhada a automedicação. As pessoas que apresentarem dificuldades para respirar, fortes dores no corpo e desidratação devem ir a unidades de saúde com urgência.

Colaboração da Agência Estadual de Notícias