21°
Máx
17°
Min

Chuva inunda estação da Sanepar e abastecimento é interrompido em Umuarama

(Foto: Divulgação) - Chuva inunda estação da Sanepar e abastecimento é interrompido
(Foto: Divulgação)

A Sanepar interrompeu o abastecimento de água em Umuarama depois da chuva inundar a estação de captação. A medida foi tomada para evitar que os equipamentos fossem danificados.

A inundação foi causada pelo aumento de 1,5 metro no nível do Rio Piava, por conta das precipitações que não cessam desde o sábado (7). De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, choveu na cidade 193 milímetros. Somente na segunda-feira foram 117,6 milímetros até as 15h. A média histórica dos últimos 30 anos para todo o mês de maio é de 130,1 milímetros.

A Sanepar informou que a captação e o tratamento de água só serão retomados depois que o nível do rio baixar. A orientação é que seja feito o uso racional de água até lá.

“Desde às 10h [de segunda-feira], o abastecimento está sendo feito com a água que está armazenada em nossos reservatórios, mas não temos previsão de quando será retomada a produção. Portanto, o uso da água deve se restringir ao máximo”, disse o gerente regional da Sanepar em Umuarama, Eduardo Kawassaki Junior.