28°
Máx
17°
Min

Ciliomar Tortola, dos Frangos Canção, é eleito empresário do ano em Maringá

(Foto: Carlos Soares/SECS) - Ciliomar Tortola, dos Frangos Canção, é eleito empresário do ano
(Foto: Carlos Soares/SECS)

Ciliomar Tortola, sócio de uma das maiores empresas do setor avícola brasileiro, com mais de 5,3 mil funcionários, foi eleito na terça-feira (24) o empresário do ano na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). O prêmio é promovido pela entidade juntamente com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar), Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

O nome de Tortola foi escolhido por uma comissão julgadora formada por representantes das quatro entidades promotoras, prefeitura, Câmara Municipal, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Sindicato dos Jornalistas e Convention & Visitors Bureau.

Trajetória

De engraxate e vendedor de sorvete a empresário bem-sucedido, Ciliomar Tortola é natural de Indianópolis (a 108 quilômetros de Maringá), tem 49 anos, é casado e tem dois filhos. Começou a trabalhar aos sete anos para ajudar os pais. Ingressou no Banco Bamerindus como contínuo e chegou ao cargo de gerente. Em 1990, deixou o banco para montar, com o amigo Rogério, uma granja com 20 mil frangos na cidade onde nasceu.

Quando a Frangos Canção foi aberta eram abatidos mil frangos por dia. Hoje, são 360 mil diariamente e até o fim do ano, este número deverá subir para 410 mil. A empresa é uma das 12 maiores do setor no país, tem 26 unidades e exporta para mais de 70 países. Tortola ajuda entidades sociais com recursos financeiros e produtos e sua empresa patrocina eventos culturais e esportivos.

A data de entrega do prêmio será escolhida em conjunto por organizadores e o homenageado.

Sobre o prêmio

Para ser indicado ao prêmio Empresário do Ano, é preciso ter uma trajetória empresarial bem-sucedida, com empresa em atividade há pelo menos três anos, e ter participação ativa na vida comunitária. Na primeira fase do processo, 26 entidades são convidadas a indicar até três nomes de empresários que preencham os requisitos do prêmio. Os nomes que receberam maior número de indicações participam da segunda e última fase de escolha, que é feita por votação secreta.

No ano passado o ganhador foi Carlos Walter Martins Pedro, da ZM Bombas.

Colaboração Assessoria ACIM