22°
Máx
14°
Min

CMTU cadastra ambulantes para Dia dos Pais nos cemitérios de Londrina

(foto: N.Com/Divulgação) - CMTU cadastra ambulantes para Dia dos Pais nos cemitérios
(foto: N.Com/Divulgação)

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) abre nesta quarta (10) e quinta-feira (11) o prazo para credenciamento dos interessados em comercializar produtos nas imediações dos cemitérios municipais durante o Dia dos Pais, dia 14 de agosto.

Segundo a CMTU, a data costuma reunir um grande número de pessoas que vêm para prestar homenagem aos finados familiares e o momento é uma oportunidade para o comércio ambulante de flores naturais, velas, alimentos, água, refrigerante, dentre outros produtos. Os interessados poderão protocolar o requerimento na CMTU - Rua Professor João Cândido, nº 1.213, até as 17h desta quinta-feira.

Para Cibele Sulino, coordenadora de espaço público da CMTU, a permissão para o comércio nos cemitérios, além de promover o trabalho dos vendedores ambulantes, visa oferecer comodidade na aquisição de produtos típicos da data. “O Dia dos Pais é uma comemoração muito importante, inclusive para aqueles desejam manter viva a memória de quem se foi. Então, permitir a venda de produtos nas proximidades é uma forma de oferecer conforto e praticidade aos que pretendem fazer essa homenagem”, diz.

Podem participar do cadastramento pessoas físicas e jurídicas que atendam às especificações do edital, disponível no endereço licita.cmtuld.org. São elas:

  • Documentos pessoais (RG, CPF, CNH ou CNPJ)
  • Comprovante de residência
  • Guia de recolhimento da taxa de ocupação do solo
  • Licença sanitária (no caso de manipulação e venda de alimentos ao ar livre). Para o comércio de produtos alimentícios, o ambulante deverá alugar, no mínimo, 3 espaços
  • Requerimento informando o local pretendido, as dimensões que deseja ocupar (quantos espaços) e o item a ser comercializado
  • A coordenadora alerta que não será aceita documentação incompleta nem haverá prorrogação do prazo para o pedido.

Locais e valores

No total, são 568 vagas e os ambulantes poderão optar por um dos 5 locais: o cemitério São Pedro, com 208 vagas, o Jardim da Saudade, com 110, o João XXIII, com 50 espaços, o Padre Anchieta, com 178 e o cemitério São Paulo, com 22 vagas. A comercialização estará liberada das 8h às 18h, no sábado e no domingo.

Cada espaço mede 2m², com valor de R$ 43,09 por dia. Portanto, se um ambulante solicitar dois espaços para a venda nos dois dias liberados, o montante será de R$ 172,36, por exemplo. A CMTU ressalta que as vagas são formalizadas por ordem de protocolo.

De acordo com a Companhia, não será permitida a venda de bebidas alcoólicas e flores artificiais ou artesanais, que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito da dengue. “É importante lembrar que a entrega dos locais requer a atenção e o compromisso dos locatários, os quais são responsáveis em entregar os espaços limpos e organizados”, reforça Cibele.

(com assessoria de imprensa da CMTU)