27°
Máx
13°
Min

Cohapar encaminha projetos com Prefeitura de Wenceslau Braz

Objetivo é conseguir viabilizar novas obras de moradias populares para o atendimento da população mais carente (Foto: Guilherme Santos / Cohapar) - Cohapar encaminha projetos com Prefeitura de Wenceslau Braz
Objetivo é conseguir viabilizar novas obras de moradias populares para o atendimento da população mais carente (Foto: Guilherme Santos / Cohapar)

O superintendente de Relações Institucionais e chefe de gabinete da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), João Naime Neto, e o prefeito de Wenceslau Braz, Atahyde Ferreira dos Santos, estiveram reunidos nesta semana. No encontro realizado na sede da empresa, em Curitiba, eles conversaram sobre as perspectivas de investimentos em novos projetos habitacionais para o município.

Segundo o prefeito, o objetivo da administração municipal é conseguir viabilizar novas obras de moradias populares para o atendimento da população mais carente. “Pleiteamos junto à Cohapar a adesão aos projetos financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza, para o atendimento das famílias vivem em condições de vulnerabilidade social em Wenceslau Braz”, explica Santos.

Outro tópico abordado no encontro foi o repasse de verbas federais e estaduais por meio de emendas parlamentares para obras de infraestrutura, bem como o início dos trabalhos do programa Família Paranaense na localidade, programa que é coordenado pela Cohapar em parceria com a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social.

O objetivo da iniciativa, que beneficiará nove municípios paranaenses eu sua primeira etapa, é promover a realocação de moradores de áreas de risco para novas casas. Também serão feitas obras de reforma de moradias, urbanização e recuperação ambiental, além de projetos de regularização fundiária e titulação de imóveis. A expectativa é de que ao menos 91 famílias de Wenceslau Braz sejam beneficiadas, mas o número total pode aumentar conforme o avanço dos trabalhos.

“Nesta semana, tivemos uma reunião com técnicos da prefeitura e da Cohapar para tratar dos encaminhamentos práticos do projeto, que deve aumentar consideravelmente a qualidade de vida das famílias diretamente beneficiadas”, relata Naime Neto.

Balanço

Desde 2011, a parceria de trabalho do governo estadual com a Prefeitura de Wenceslau Braz beneficiou 313 famílias do município com projetos habitacionais. No período, foram entregues 147 casas populares na cidade e 72 na área rural, além de 73 títulos de propriedade para pessoas que residiam em situação irregular. Outras 21 unidades rurais estão em construção, totalizando R$ 6,9 milhões em recursos federais, estaduais e municipais.

Colaboração Assessoria de Imprensa.