23°
Máx
12°
Min

Colégio em São José dos Pinhais sofre com vandalismo recorrente

Colégio em São José dos Pinhais sofre com vandalismo recorrente

Em uma semana, o Colégio Estadual Angelina Ana Maria Consul do Prado foi alvo de vândalos quatro vezes. A última invasão aconteceu na madrugada desta segunda-feira (11) e o estrago foi tanto que as aulas foram suspensas.

Hoje, além de danificar a estrutura da escola, os invasores levaram ainda uma televisão. “Acredito que eles estavam atrás do dinheiro. No sábado passado teve uma festa junina e depois reviraram a sala do diretor e a secretaria”, comentou um professor que preferiu não se identificar. Ele conta que nas três primeiras situações nenhum material foi levado e os espaços foram bastante danificados.

O colégio está sediado na estrutura do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) do município e ao lado da sede do 17º Batalhão da Polícia Militar do Paraná – o que não intimidou os criminosos. Os professores acreditam que a falta de manutenção do local favoreceu a invasão.

“As telas no fundo da escola estão estouradas faz tempo, qualquer um consegue entrar ali. E antigamente a gente tinha vigilância, mas o vigilante foi retirado dali”, disse o professor.

Em nota, a prefeitura de São José dos Pinhais informou que as secretarias de Educação e de Segurança registraram a situação e que as obras de recuperação das instalações “estão sendo verificadas as intervenções necessárias para realizar os reparos”.

“A implantação do alarme está em fase final, restando alguns ajustes orçamentários para sua conclusão, e rondas da Guarda Municipal estão sendo feitas constantemente. A Guarda Municipal salienta que a população deve fazer a sua parte ao verificar situações como essa e denunciar através do telefone 153, podendo ser de maneira anônima”, diz o texto.