27°
Máx
13°
Min

Coletores de materiais recicláveis fecham a Rua João Bettega

Coletores de materiais recicláveis realizam uma manifestação na manhã desta segunda-feira (21) na rua João Bettega, na Cidade Industrial de Curitiba. Eles bloqueiam os dois sentidos da via, segundo informações da Polícia Militar. O trânsito está sendo desviado para outras ruas e causa transtorno. 

Segundo a organização da manifestação, cerca de 400 coletores estariam na Rua João Bettega. Eles pertencem a associações ligadas ao projeto EcoCidadão, desenvolvido pela prefeitura de Curitiba. 

Os manifestantes reivindicam o retorno dos caminhões que levam os materiais recicláveis até os barracões do projeto, em diferentes bairros. De acordo com eles, faz uma semana que os veículos não fazem mais esta atividade.

Segundo Sandra Lemos, do EcoCidadão Projeto Mutirão, no Sítio Cercado, estes caminhões deixam nos barracões uma enorme quantidade de materiais recicláveis, que são posteriormente separados pelos coletores cadastrados. "Diminuiu bastante este recebimento e nós dependemos disto", afirma. 

O Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio de assessoria de imprensa, informa que atualmente há 22 associações que administram os barracões do Ecocidadão, sendo que 20 associações de catadores estão credenciadas por meio da entidade CataParaná para recebimento, triagem e destinação dos resíduos recicláveis. Quem determina a quantidade de resíduos que cada associação recebe é a CataParaná, conforme a capacidade física e de operação da associação de catadores.

O Departamento de Limpeza Pública observa que a diminuição no volume de resíduos distribuídos é menor que 10% na comparação entre janeiro de 2015 (2.900 ton/mês) e janeiro de 2016 (2700 ton/mês) e menos de 2% comparando fevereiro de 2015 (2500 ton/mês) com fevereiro de 2016 (2485ton/mês).