24°
Máx
17°
Min

Com alta de 85% nos casos em uma semana, Ibiporã confirma epidemia de dengue

(Foto: Prefeitura de Ibiporã/Divulgação) - Com alta de 85% nos casos em uma semana, Ibiporã confirma epidemia de dengue
(Foto: Prefeitura de Ibiporã/Divulgação)


 A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou novos números dos casos de dengue, zika vírus e chikungunya no Paraná. Doze cidades entraram em estado de epidemia de dengue, entre elas Ibiporã.

O número de casos confirmados de dengue no município saltou de 154 na semana passada para 286 até 8 de março. O aumento de 85% fez com que a cidade atingisse incidência de 546 casos de dengue para cada 100 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera epidemia quando o índice ultrapassa 300 casos para cada grupo de 100 mil. As notificações da doença também aumentaram de 1.259 para 1.482.

“Já estava sinalizado pela equipe técnica que a circulação viral não cessou em 2015, mesmo no inverno, e pela quantidade de chuva que tivemos no início do ano infelizmente já era esperado”, diz a secretária de Saúde de Ibiporã, Leilane Furlaneto.

Diante do cenário, 52 agentes comunitários foram contratados para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti nos cerca de 24 mil imóveis do município. A prefeitura também implantou um sistema de notificação online, no qual o agente transmite imediatamente à secretaria a informação sobre imóveis com focos do mosquito, além do reforço na limpeza pública.

 A secretaria de Saúde programou para esta quinta-feira (10) um arrastão pela cidade em busca de locais propensos à proliferação do mosquito, começando pela divisa com Londrina. Os trabalhos estão marcados para iniciarem às 8h30 no Jardim Terra Bonita.