23°
Máx
12°
Min

Com apoio da comunidade, Rotam inaugura nova sede

Novas instalações da Rotam de Pato Branco são inauguradas pela Polícia Militar com apoio da comunidade local (Foto: Soldado Feliphe Aires) - Com apoio da comunidade, Rotam inaugura nova sede
Novas instalações da Rotam de Pato Branco são inauguradas pela Polícia Militar com apoio da comunidade local (Foto: Soldado Feliphe Aires)

As novas instalações da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), em Pato Branco foram inauguradas neste fim de semana. A estrutura, que conta com mais de 100 m², agrega salas do escritório, além de alojamentos próprios para os policiais e seus equipamentos, mobiliário de primeira linha e até água quente. As modificações se faziam necessárias e foram possíveis graças a contribuição da comunidade e do empresariado pato-branquense.

Um desses colaboradores é o empresário Carlos Balbinotti, que participou do descerramento da placa de inauguração, juntamente com as autoridades. "Ela [obra] não deve ser entendida apenas como uma construção de alguma coisa, pois vai se reverter em cada pato-branquense, à minha família e a todo este grupo de policiais, é um conforto para eles. Não é como doar um quilo de feijão para entrar num evento [e isso também é importante], isso é algo que ficará concretizado, que ficará na história", descreve ele, que também é pai de uma soldado da Polícia Militar, e aproveitou o momento para falar com entusiasmo sobre a profissão da filha.

"Tenho muito orgulho, foi muito bem criada e acho que agora ela está sendo conduzida para mais uma sequência da vida, com mais educação ainda. No início não achei que ela seguiria para essa área, mas passei a conhecer a Polícia Militar, vi de uma maneira diferente a polícia e a incentivei. A PM tem pessoas amigas, cada vez mais educadas, são muito técnicos e isso a população tem que conhecer mais, saber o que é um soldado, o que é a Polícia Militar e o bem que ela faz à sociedade", frisou.

Além do empresariado e da comunidade local, a inauguração da estrutura contou também com as presenças do Comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (5ºCRPM), coronel Washington Lee Abe, do Comandante do 3º BPM, tenente-coronel Éveron César Puchetti Ferreira, do Subcomandante do 3º BPM, major Robertinho da Luz Dolenga, e do Comandante da Rotam, tenente Allan de Souza Mori e outros oficiais e praças da unidade.

O coronel Lee destacou em seu discurso os feitos da Rotam na região no enfrentamento à criminalidade. "Muitas vezes acionamos este pessoal para alguma missão importante como rebelião, reintegração, entre tantas outras, e eles entregam-se totalmente à causa, sendo assim nada mais justo, que eles possam contar com uma estrutura digna que possua o mínimo do que eles necessitam, por exemplo um bom alojamento. Estes homens não tem dia e nem hora para atuar, é sábado, domingo e feriado, com chuva ou sol, frio ou calor, por isso a eles nossos respeitos e nossa preocupação por uma boa qualidade de vida e de trabalho."

O empenho do tenente-coronel Puchetti também é no sentido de dar melhores condições de trabalho às suas equipes policiais, as quais enfrentam as intempéries no dia-a-dia. "Esta [Rotam] é uma equipe de policiais não melhor e nem pior que as outras, no entanto diferente, pois enfrentam diariamente aquelas situações mais árduas e de grande periculosidade que competem à Polícia Militar e, com certeza, essa estrutura vai ajudá-los na missão que não é nada fácil", disse.

Além da estrutura da Rotam para os policiais militares, está em andamento no 3º BPM a construção do Canil, que fica anexo a estrutura da ROTAM. O local contará com Box especiais para cada cão, rampas projetadas especificamente para o banho do cão, além de água quente e secadores para os animais. "Trabalhamos em uma região muito fria do estado, então tantos nossos policiais, homens e mulheres, quanto nossos cachorros, que também fazem parte da tropa, merecem um tratamento diferenciado e especial", disse.

Colaboração Assessoria de Imprensa.