22°
Máx
17°
Min

Com doença rara, prefeito de Araucária renuncia ao cargo

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Araucária) - Com doença rara, prefeito de Araucária renuncia ao cargo
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Araucária)

O prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira (PMDB), anunciou nesta terça-feira (26) que vai renunciar ao cargo por motivos de saúde. O vice Rui Souza (PTC) deve assumir o cargo já nesta quarta-feira, onde deve permanecer até dezembro deste ano.

Segundo o secretário municipal de Comunicação, Pedro Rodrigues Neto, o prefeito foi diagnosticado antes mesmo de ser eleito, em 2012, com Miastenia grave, uma doença rara que não tem cura e que afeta a comunicação entre nervos e músculos, de acordo com dados do hospital Albert Einstein.

De acordo com Pedro, Olizandro continuou trabalhando mesmo sabendo da doença. “Ele foi protelando e o caso foi agravando. Mas chegou em um momento em que a vida dele estava em risco e com isso, os médicos impuseram que ele se afastasse”, explicou.

Segundo o secretário, o prefeito deve passar por um tratamento nos próximos três meses. “Esse tratamento vai baixar muito a imunidade dele e por isso ele vai precisar estar em isolamento completo, pois vai estar vulnerável e precisará de muito repousou”, ressaltou.

A decisão de se afastar da prefeitura foi tomada entre a família e grupo político ao qual Olizandro faz parte. “A doença não é fatal, mas a pessoa pode morrer em decorrência dela, se não buscar tratamento”, afirmou Pedro.

De acordo com ele, o vice Rui Souza deve assumir já nesta quarta-feira (27). “A carta de renúncia já foi lida na Câmara Municipal e amanhã pela manhã o procurador-geral do município irá protocolar a renúncia e, na sequência, a posse do Rui”, esclareceu.

Prefeito precisou abrir mão da reeleição

Ainda segundo o secretário, Olizandro Ferreira precisou abrir mão da reeleição que tentaria neste ano. “Ele iria disputar a eleição e já tinha se lançado como um pré-candidato. Mas o momento delicado da saúde dele não permitiu”, explicou Pedro.