28°
Máx
17°
Min

Com estoque baixo, hemocentro de Jacarezinho busca doadores

(foto: Venilton Küchler/ ANP) - Com estoque baixo, hemocentro de Jacarezinho busca doadores
(foto: Venilton Küchler/ ANP)

O hemocentro de Jacarezinho está com o estoque abaixo do normal nos últimos meses e procura novos doadores para tentar regularizar a situação. Com a queda das temperaturas também há a queda nas doações, mas a necessidade dos hospitais da região continua as mesmas, ou seja, falta sangue para atender toda a demanda. O local atende 22 municípios da 19ª Regional de Saúde.

Segundo a enfermeira do hemocentro, Juliana Damas, o maior número das doações são de pessoas de outras cidades como Conselheiro Mairinck, Japira, Quatiguá, Ribeirão Claro, entre outras. “Os jacarezinhenses precisam se conscientizar e começarem a doar”, disse a enfermeira, reforçando que está sendo preciso solicitar sangue de outros hemocentros para atender a região.

“Não podemos esperar que aconteça uma tragédia para nos mobilizarmos. Nos hospitais da nossa região temos todo dia pessoas, idosos, acidentados, recém- nascidos precisando de sangue. Não temos que ver, conhecer, esperarmos um ente de nossa família estar precisando para tomarmos a atitude de doar sangue”, alertou Juliana.

As pessoas que forem doar sangue devem gozar de boa saúde, apresentar documento com foto, válido em todo território nacional, ter entre 18 e 60 anos de idade e pesar acima de 50 quilos. Quem já doou uma vez pode doar até os 69 anos.

Doadores nunca devem doar sangue em jejum, devem fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, devem evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e devem evitar alimentos gordurosos no dia da doação.

Não é permitido a doação de sangue, pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

O hemocentro de Jacarezinho está localizado na rua Coronel Cecílio Rocha, 425, na lateral do Colégio Elo e atende nas segundas e terças-feira das 19 as 22h e nas quartas-feira das 08 as 11h30. Quaisquer dúvidas e informações podem ser adquiridas pelos telefones: 3525-1395/ 3527-1777.

(com informações do Portal JNN)