27°
Máx
13°
Min

Combate a dengue: sinos das igrejas irão tocar na ‘Hora H’

As ações para eliminação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya ganhou um apoio importante na fronteira. Em encontro realizado na Cúria Diocesana de Foz do Iguaçu, o bispo Dom Dirceu Vegini declarou que os sinos das 50 igrejas espalhadas pelo município irão tocar na Hora H, campanha de combate ao Aedes aegypti que acontece às 10h do próximo sábado, 6.

Vegini também afirmou que todas as paróquias da cidade já estão motivando os fiéis a remover recipientes com água parada. As orientações são feitas no fim das missas. “Queremos saúde para todos e, portanto, cada um de nós deve fazer a sua parte”, disse o bispo.

Na reunião, o Secretário Municipal da Saúde, Gilber Ribeiro, disse que o apoio da igreja é fundamental para mobilizar as famílias no combate ao problema. “É um reforço nas nossas iniciativas de estimular os moradores a cuidar e fiscalizar suas próprias casas, onde estão 80% dos criadouros”, afirmou Ribeiro.

A partir dessa sexta-feira, 5, as paróquias devem também distribuir material informativo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com orientações sobre a dengue e as formas de controle da doença. “Somos responsáveis pela nossa saúde e a saúde dos outros. Fale, conscientize, denuncie; mãos a obra. Foz do Iguaçu é a casa comum de todos nós, e é nossa responsabilidade cuidar bem dela”, disse Vegini. “Estendo o pedido a todas as diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade”, concluiu.

O apoio da igreja católica se soma à mobilização que já vem sendo feita pela Assembléia de Deus – Ministério da Missão, que desde o começo da semana leva mensagens aos fiéis que freqüentam os mais de 70 templos de Foz do Iguaçu. A ACIFI (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu) também declarou apoio à Hora H, enviando alerta aos mais de 1,2 mil associados. A direção da Districal Materiais de Construção já anunciou que os 70 colaboradores irão participar da campanha no horário marcado, recolhendo materiais que possam juntar água nos arredores da empresa.

Serviço

A campanha Hora H será realizada em todos os municípios do Paraná no sábado, 6, às 10h. A meta é estimular os moradores a dedicar 10 minutos de seu tempo e envolver as famílias na verificação e limpeza de suas próprias casas. A iniciativa é do Governo do Estado com apoio das prefeituras e sociedade civil organizada.

Colaboração: assessoria de imprensa.