22°
Máx
16°
Min

Comec esclarece moradores de Colombo sobre Terminal Roça Grande

(Foto: AEN) - Comec conversa com moradores sobre situação do transporte
(Foto: AEN)

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) participou de uma reunião na noite de sexta-feira (8), na Associação dos Moradores do Bairro Santa Tereza, para esclarecimentos sobre o transporte coletivo metropolitano no Terminal Roça Grande, em Colombo. Estiveram presentes cerca de 100 moradores de vários bairros para conversar com o diretor de Transportes da Comec, Claudio Menna Barreto e o assessor técnico, Wilian Correa. Da Prefeitura de Colombo participaram o secretário de Governo, Gilberto Pavin e Tania Tosin, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. "A Comec está sempre aberta ao diálogo", disse Menna Barreto.

Durante a reunião, a moradora do Santa Tereza, Cristiane de Souza Petean, apresentou a proposta de uma linha semi-direta Terminal Roça Grande/Terminal Guadalupe. "Esta linha resolveria o problema de muitas pessoas pois, com menos paradas, chegaria mais rápido até o centro de Curitiba", disse Cristiane. Além disso, também continuaria uma linha paradora, intercalada nos horários, para atender aos que precisam parar nos pontos ao longo do itinerário. "A linha semi-direta pararia apenas em pontos de maior demanda e operaria nos horários de pico, a exemplo de Piraquara", comentou Wilian Correa. A proposta agradou a maioria dos participantes da reunião.

Foi criada uma comissão formada por dois moradores de cada bairro para conversar com a Comec e a primeira reunião já foi marcada para esta próxima terça-feira (12). Na reunião serão analisados ajustes no sistema do Terminal Roça Grande, que possam atender a maioria, e será detalhada a proposta apresentada pela moradora Cristiane. "Podem ser estudados ajustes como, por exemplo, o uso da linha exclusiva de ônibus, na rua XV de Novembro, que possibilita melhor deslocamento no centro de Curitiba", observou Claudio Menna.

Os moradores também questionaram sobre a integração com o Terminal Santa Cândida em Curitiba. Wilian Correa explicou que a integração depende da URBS e que, desde o ano passado, a Comec tem reiterado pedidos para a URBS solicitando a integração. Inclusive, na semana passada, a URBS realizou uma pesquisa no Terminal Roça Grande para saber a demanda e a Comec aguarda uma posição oficial sobre a questão.

Colaboração AEN