22°
Máx
16°
Min

Começa cadastro da impressão digital dos eleitores

(Foto: Prefeitura de Cianorte) - Começa cadastro da impressão digital dos eleitores
(Foto: Prefeitura de Cianorte)

Começou nesta quarta-feira (9) o cadastramento biométrico na comarca composta pelos municípios de Cianorte, Indianópolis, Japurá, Jussara e São Manoel do Paraná. A coleta dos dados vai até o dia 4 de maio, quando haverá uma pausa para organização das eleições municipais, marcadas para outubro.

Para fazer o cadastro, o eleitor precisa agendar o atendimento por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral. Na data marcada, ele deve comparecer ao Fórum Eleitoral de Cianorte e apresentar documento de identificação com foto, título de leitor (se tiver) e comprovante de residência. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

O juiz eleitoral Ivo Faccienda destacou que a biometria será usada nas eleições de outubro, no caso dos votantes que já tiverem feito o cadastro. “A principal vantagem é a segurança nas eleições, tanto para o eleitor quanto para os candidatos. O reconhecimento tecnológico nas urnas irá contribuir para inibir fraudes”, explicou.

A comarca deve colher dados de 92 mil eleitores. Após o pleito de outubro, o cadastro da biometria passa a ser obrigatório, inclusive com a possibilidade da perda do título de eleitor e do pagamento de multa.

Com informações da Prefeitura de Cianorte.