28°
Máx
17°
Min

Começa convocação de mesários para eleições municipais em Maringá e região

(Foto: Wilson Dias/ABr) - Começa convocação de mesários para eleições municipais
(Foto: Wilson Dias/ABr)

Teve início, em Maringá e região, a convocação dos mesários para as eleições municipais do mês de outubro. Serão chamadas cerca de 4 mil pessoas para atuar em Maringá, Floresta, Paiçandu, Sarandi, Ivatuba e Doutor Camargo. Os convocados devem receber durante o mês de junho a carta com a comunicação.

O analista judiciário Julian Oscar Rodrigues do Nascimento explicou que também é possível se voluntariar para a função, seja presencialmente nos cartórios eleitorais, pelo site do Tribunal Regional Eleitoral e até pelo telefone.

Já quem foi convocado e não pode exercer a função deve apresentar uma justificativa que será analisada pela Justiça Eleitoral.

Na prática

Até o mês de agosto, a Justiça deve fazer o treinamento das pessoas que vão atuar como mesários no pleito. Julian Oscar Rodrigues do Nascimento explica que o papel é fundamental para o bom funcionamento das eleições. A Justiça organiza todo o processo, mas é o mesário que atende os votantes no dia.

“O andamento correto, tranquilo, depende bastante do mesário, pois é ele que vai ter contato direto com o público. Nossa preocupação é com a maior quantidade de locais para votação perto do eleitor, da tranquilidade do voto, a fila, mas a execução depende do trabalho dos mesários”, apontou.

No caso dos estudantes, a função pode ser usada como hora-atividade na universidade. A atuação ainda serve como critério de desempate em concursos públicos.