21°
Máx
17°
Min

Começam obras de reconstrução de bueiro e escoamento em Apucarana

(Foto: Edson Denobi/Prefeitura de Apucarana) - Começam obras de reconstrução de bueiro e escoamento
(Foto: Edson Denobi/Prefeitura de Apucarana)

A prefeitura de Apucarana (a 63 quilômetros de Maringá) vai investir aproximadamente R$ 250 mil na reconstrução de um bueiro localizado na Estrada do Barreiro, próximo ao Contorno Norte. O local ficou bastante danificado com as chuvas de julho de 2015 e de janeiro deste ano.

Os serviços de instalação da nova tubulação no trecho de 30 metros começaram. A estrada é uma importante ligação entre a região de São Sebastião do Barreiro e o Centro da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno, a reconstrução total levará em torno de 60 dias. “Devido aos danos, o único caminho foi a reconstrução total do bueiro que, agora vencidos os trâmites legais da licitação, estamos dando início”, esclareceu.

A reconstrução do bueiro estava prevista dentro do decreto editado pelo prefeito Beto Preto, que oficializou situação de emergência em julho de 2015. A ação vai resolver ainda o problema de escoamento do córrego Ipiguá, evitando a acumulação de água sobre a estrada.

“Estamos substituindo a antiga tubulação, de apenas um metro de diâmetro, por nova de diâmetro três vezes maior e mais resistente. O bueiro agora terá tubos metálicos, com espessura de 2,7 milímetros e diâmetro de 3,05 metros. Também vamos promover desvio em cerca de 200 metros do córrego, reconduzindo-o ao seu leito natural, partindo da entrada do bueiro”, explicou o secretário de Obras.

Os serviços de reconstrução não devem prejudicar a passagem de veículos e pedestres, pois ocorrem em meia pista. “Contamos com um pouco mais de compreensão dos usuários da estrada”, pediu Moreno.

Colaboração Prefeitura de Apucarana