22°
Máx
16°
Min

Confira o cronograma de vacinação contra dengue nas escolas de Londrina

(foto: Divulgação) - Confira o cronograma de vacinação contra dengue nas escolas
(foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação contra dengue nas escolas estaduais de Londrina. As primeiras unidades escolares a receberem as equipes foram o Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL), e os Colégios Estaduais Marcelino Champagnat e Polivalente. Até o momento, mais de 7 mil jovens foram imunizados. (confira o cronograma ao final da matéria)

Segundo a diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Eliana Zaninelo Marussi, a intenção do município é vacinar 20 mil estudantes. “Estamos satisfeitos com a parceria dos professores, funcionários e alunos da rede, que aderiram à campanha. Isso é importante, pois os jovens estão sendo imunizados”, explicou Eliana.

Além de vacinar os estudantes, os profissionais da Secretaria de Saúde estão atualizando o cadastro junto às Unidades Básicas de Saúde e recebendo as autorizações, por escrito, dos pais e responsáveis pelos menores de 18 anos.

A vacinação nos colégios estaduais seguirá por mais quatro dias, segundo um cronograma acordado entre o Município e a Núcleo Regional de Educação (NRE). Na próxima segunda-feira (29), será a vez dos alunos do Colégio Estadual Hugo Simas, Vicente Rijo e do Antônio Moraes.

Já na terça-feira (30), os alunos do Olympia Tormenta, do José Carlos Pinotti e do Maria do Rosário Castaldi devem ser imunizados durante o dia. Na quarta-feira (31), os profissionais da saúde vão até as escolas estaduais Maria José Balzanelo Aguilera, Lucia Barros Lisboa e Roseli Piotto. Por fim, os estudantes do Newton Guimarães, do José Rodrigues Silva, Albino Feijó e do Barão Rio Branco receberão as doses.

Essas escolas foram escolhidas por comportarem o maior número de estudantes em idade entre 15 e 27 anos, público-alvo da vacinação. Para que eles saibam da importância da vacinação contra a dengue, todos estão sendo orientados pelos professores sobre o assunto. A intenção é imunizar, durante toda a campanha, 120 mil pessoas em Londrina.

Parcerias com as universidades 

Para se atingir a meta dos 120 mil imunizados, a Secretaria Municipal de Saúde está estabelecendo parcerias também com as universidades públicas e privadas de Londrina. Até o momento, O Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Norte do Paraná (Unopar) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Puc) já aceitaram receber os técnicos municipais para vacinar seus alunos.

O Município também está estabelecendo a parceria com a Centro Universitário Filadélfia (Unifil) e Faculdade Metropolitana Londrinense (Pitágoras). O cronograma oficial com as visitas agendadas nas universidades deve ser divulgado no início da próxima semana.

Além da vacinação nos pontos citados acima, a Prefeitura continua disponibilizando as doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Vacinação no sábado

Para aumentar a adesão à campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana estarão abertas das 10 horas às 18 horas, especificamente para a vacinação. Todos os jovens interessados devem ter em mãos um documento oficial com foto, comprovante de endereço e, se possível, a carteira de vacinação.

A vacina contra a dengue foi disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) a 30 municípios do Paraná, e a campanha de vacinação prossegue até o dia 2 de setembro. Para a imunização completa, é necessário receber três doses, com intervalo de 6 meses entre cada aplicação. Após a aplicação da mesma, é necessário que haja um intervalo de 30 dias para a aplicação de outras vacinas.

A vacina foi produzida por empresa francesa Sanofi Pasteur e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após 20 anos de pesquisas.

Contraindicações 

Não podem ser vacinadas pessoas que estão fora da faixa etária alvo da vacinação, gestantes, mulheres que estão amamentando e pessoas imunocomprometidas, como indivíduos com HIV positivo, câncer e outras doenças crônicas.

Também não podem utilizar a vacina contra a dengue pessoas que estão sendo submetidas a radioterapia, quimioterapia ou corticoterapia em dose imunossupressora por mais de 2 (duas) semanas.


Cronograma de Vacinação nas escolas:

Data
Escola
25/08
IEEL
CHAMPAGNAT
POLIVALENTE
29/08
HUGO SIMAS
VICENTE RIJO
ANTONIO MORAES
30/08
OLYMPIA TORMENTA
JOSÉ CARLOS PINOTTI
MARIA DO ROSÁRIO CASTALDI
31/08
MARIA JOSÉ BALZANELO AGUILERA
LUCIA BARROS LISBOA
ROSELI PIOTTO
01/09
NEWTON GUIMARÃES
JOSÉ RODRIGUES SILVA (Somente Noite)
ALBINO FEIJÓ
BARÃO RIO BRANCO



(com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina)