22°
Máx
14°
Min

Confirmado caso de zika em morador do Jd. Canadá

Umuarama tem seis notificações de zika (Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas) - Confirmado caso de zika em morador do Jd. Canadá
Umuarama tem seis notificações de zika (Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

A Prefeitura de Umuarama confirmou o primeiro caso do vírus zika no município. O paciente é morador do Jardim Canadá, acamado por problemas de locomoção. Ele não viajou recentemente, o que demonstra que o caso é autóctone, ou seja, contraído em Umuarama.

A Vigilância em Saúde já mobilizou agentes de endemias para uma operação contra o mosquito Aedes  aegypti, transmissor do zika vírus, além da dengue e chikungunya. As equipes farão visitas às casas do Jardim Canadá para tentar identificar possíveis pontos de água parada com larvas.

Umuarama registrou seis notificações de zika este ano, com um caso confirmado, três descartados e dois ainda em análise. O paciente infectado pelo vírus apresenta quadro estável, sem risco de morte.

“Nos preocupamos muito em virtude de que, para cada dez casos de zika, apenas dois apresentam sintomas. Ou seja, a identificação é difícil e requer uma atenção muito especial”, destacou o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.

Com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Umuarama.